Nome: Guilherme Neves Briggs.
Profissão: Dublador.
Nascimento: 25 de Julho de 1970.
Principais personagens:
- Superman (Liga da Justiça);
- Buzz Lightyear (Toy Story);
- Kronk (A Nova onda do Imperador);
- Ele (As Meninas Super Poderosas);
- Rei Julian (Madagascar);
- Bruce (Procurando Nemo);
- Cosmo (Os Padrinhos Mágicos);
Como eu acho que vocês puderam notar, na lista de principais personagens, não tem nenhum ator de filme, apenas personagens de desenho ou animações gráficas. O motivo disso, não é importante pra essa postagem, creio que logo mais farei uma postagem sobre dublagem, justificando isso.
Vamos falar de Guilherme Briggs.
Quando eu pensei em escrever sobre um dublador, me vieram principalmente dois nomes à cabeça: Guilherme Briggs e Marcio Simões (Patolino/Hades/Gênio). Falei com algumas pessoas e Guilherme Briggs foi o escolhido com 100% dos votos.
E isso por quê?
Porque o cara tem a voz mais séria (quando quer) e escandalosa (quando quer muito) que as pessoas já ouviram.
Basta você comparar a voz do Superman com a voz do Ele. Superman mantem a voz séria sempre. Enquanto que o Ele, quase nunca está com a voz séria. Buzz (que é o personagem mais famoso dublado por ele) também mantém a voz séria, sem oscilações.
Agora, o que marca mesmo, principalmente nos personagens cômicos, é a oscilação entre a voz séria e a escandalosa, que ele faz nos personagens. Kronk e Bruce são os principais exemplos que tenho disso: são personagens que tentam manter a linha de durão, mas às vezes se descontrolam, coisa que, com a dublagem do Guilherme fica extremamente engraçado.
Rei Julian e Cosmo são dublagens que eu colocaria como personagens retardados. Aí ele exagera bastante na voz. No Rei Julian a voz dele é inclusive um pouco disfarçada. Já no Cosmo é a voz natural. Personagens bem sem noção, que não combinariam com outra voz que não fosse a desse cara.
Postagem curta, sim, chega até ser estranho isso vindo de mim, mas é que como estou falando apenas de alguns trabalhos específicos, acaba não tendo muito o que escrever. O legal mesmo é ficar ouvindo as vozes desses personagens e comparando.
Mais informações sobre os trabalhos do Guilherme Briggs, Wikipedia tem uma lista bem grande e bem completa.
É isso gente, beijones e continuem acompanhando o Art Virgula!

Nenhum comentário:
Postar um comentário